QUEM SOU
NO MAPA
CAFÉ PELO MUNDO
BIKE
BARISTAS
FIQUE POR DENTRO
GRÃOS
O SEU CAFÉ
VOCÊ SABIA
CONTATO


BARISTAS

por Marina Klink

Emerson Freitas o “Barista-Simpatia”

12 de dezembro de 2015

 

Emerson Freitas, Barista-Simpatia
Emerson Freitas, do Café Moccato

Conheci o Emerson num evento de apresentação do Café Moccato. Muito simpático, o Barista que se empenhava em nos fazer entender a importância de tomarmos sempre um café fresco, chamou a minha atenção.

Após a apresentação das cápsulas da Moccato, tomamos mais 1Café e conversamos um pouco mais.
O Emerson contou que se lembra que desde menino gostava de tomar café na casa da sua avó. Quando adulto acabou sendo proprietário da Grão no Rio de Janeiro e da Casa do Barista, também no Rio.
Muitos acontecimentos o levaram a tomar a decisão de deixar tudo para trás e se deu 2 anos sabáticos.IMG_3693
Neste período seu projeto foi viajar de carro, tendo uma barraca instalada no teto para ter mais autonomia. Durante esse período visitou dezenas de produtores de café em várias regiões do Brasil.
Conhecendo as produções, os produtores e os produtos, acabou estreitando laços com aqueles que dedicam suas vidas a produzir os melhores grãos e dispor destas sacas ao público consumidor, cada vez mais exigente ao redor do todo o mundo. Seu foco está no Chapadão de Ferro, no Cerrado Mineiro e na Serra do Caparaó.
Optou por trabalhar nas micro-regiões e passou a negociar os melhores preços para os produtores sendo o responsável por trazer todo o frescor do café fresco para os assinantes do Clube Moccato.
Vale a pena conhecê-lo.

O que é Moccato?

IMG_3688

Como já diziam os grandes apreciadores do grão, “Café bom, é café fresco”. Pensando em uma alternativa que unisse a praticidade da cápsula de café com o sabor de um espresso fresco, surgiu a Moccato, primeiro clube de assinatura de cápsulas de café do país.

 Estas são as cápsulas da Moccato, o Café em cápsulas mais fresco do mundo.

Moccato leva até o consumidor, por meio de um clube online, um café fresco feito com grãos especiais. Com um time de especialistas, a marca oferece uma seleção de grãos premium de fazendas prestigiadas e trabalha com estoque zero para oferecer o produto mais fresco do mercado.

Para desenvolver cápsulas únicas, nós da Moccato distribuímos os sabores por algumas regiões cafeeiras, como o Serrado Mineiro, Montanhas da Mantiqueira e Sul de Minas, trazendo as características de cada lugar para o nosso café. A ideia foi não concentrar todo o cultivo  em apenas uma região, criando assim um sabor single origin, o single malte do café. Cada sabor é oriundo de uma fazenda e possui um produtor com nome e sobrenome, garantindo assim a qualidade do grão”, explica Emerson Freitas, barista da Moccato, responsável pelos sabores e controle da qualidade marca.

Outro grande diferencial da marca é oferecer para o consumidor, um café da torra a xícara em apenas sete dias. Durante algumas vezes por mês, o café é torrado, encapsulado e entregue ao cliente em até uma semana. Isso torna o sabor da cápsula Moccato, única no mercado.

A marca traz cinco cafés exclusivos e as cápsulas são 100% compatíveis ao sistema Nespresso.

Confira abaixo os sabores e os detalhes de cada um:

MOEMA

Grãos orgânicos, café suave, de corpo aveludado na xícara e um toque cítrico. O cuidado no seu cultivo orgânico aparece nas notas de baunilha e na qualidade da sua finalização delicada.

CENTRO
Esse café se destaca por seu corpo e por seu sabor intenso, apresentando notas de cacau e chocolate amargo que se intensificam num after taste marcante e prolongado.

SAVASSI
Com aroma de castanhas e coloração dourada é um café extremamente agradável.

BOA VIAGEM

Com aroma e sabor próprios das frutas tropicais brasileiras, esse café refrescante e frutado é resultado de um processo de fermentação controlada.

LEME
O gosto do caramelo aparece com a doçura própria dos grandes cafés do Sul de Minas. A sensação aveludada na boca é o resultado de um café que traz a imponência de seus grãos maduros.

Para assinar basta acessar o site www.moccato.com.br, lá os clientes terão a opção de três planos que contemplam: 30, 60 e 90 cápsulas, no qual todo mês é possível alterar o mix de cápsulas, se o cliente desejar.. A marca também conta com opções para vendas corporativas, com 500, 1000 e acima de 1000 cápsulas.

, , , , , , , , , , ,

por Marina Klink

Conheçam aqui o barista Dritan Alsela

17 de setembro de 2015

Após quase 3 anos de imersão neste no mundo dos baristas, criei aqui um espaço para trazer a profissionais talentosos que descubro ao redor do mundo.

Destaco este que para mim é um dos Top Baristas de todo o planeta. Caso ainda não o conheçam,  informo que ele é nosso follower desde o começo deste blog, nosso follower há muito tempo.

Barista Destaque deste mês: Dritan Alsela

, , , , , , , , ,

por Marina Klink

Octavio Café promoveu workshop com barista campeã mundial de Latte Art Victoria Kashirtseva

3 de agosto de 2015

Octavio Café promoveu workshop com barista campeã mundial de Latte Art Victoria Kashirtseva

IMG_8850

IMG_9015

A barista russa Victoria Kashirtseva, que venceu o Campeonato Mundial de Latte Art 2012, esteve no Brasil a convite do Octavio Café para o International Internship Program – programa de intercâmbio da O’Coffee, grupo de fazendas produtoras do Octavio em Pedregulho/SP.

IMG_8901

Victoria ensinou práticas da arte de produzir figuras com leite vaporizado em bebidas à base de café espresso em um workshop em São Paulo no Octavio Café.

IMG_8944 (1)

Os interessados conhecerão algumas técnicas de Latte Art da campeã, que trabalha na DoubleB coffee&tea, em Moscou.

 

IMG_8861

Voltado para baristas e outros profissionais da área, o curso teve a adesão de 30 profissionais em parceria com o International Internship Program.

IMG_8880

“Anualmente fazemos uma triagem de alunos que vêm desenvolver projetos acompanhados por universidades de seus países ou selecionados por nossos parceiros em vários mercados. Com isso trocamos experiência, conhecimento em café e cultura”, explica o CEO do Octavio Café, Edgard Bressani.

IMG_8875 (1)IMG_8892

As Técnicas de Latteart chegam com força total no Brasil e estão cada vez mais populares nas cafeterias em todo o país, exigindo profissionais Baristas cada vez melhor preparados.

 

International Internship Program

O International Internship Program seleciona e traz baristas do mundo todo para imersão em café nas fazendas produtoras da O’Coffee em Pedregulho, interior de São Paulo. O programa tem duração de 1 a 3 meses e já recebeu estudantes da Islândia, Coreia, México, Alemanha, Eslováquia, Grécia e Colômbia.

IMG_9011 (2)

Nesta Foto Victoria Kashirtseva, Marina Klink do 1 Café e a Conta e e Gatcman Evgenii, os dois das pontas, do DoubleB, Moscow.
IMG_9023Marina Klink com Victoria Kashirtseva: “Cheers!”

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
FOLLOW